O astronauta bauruense Marcos Pontes foi nomeado nesta quarta-feira (30) Embaixador da Boa Vontade para a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) durante a 14ª sessão da Conferência Geral da UNIDO em Viena, Áustria.
Pontes foi o primeiro astronauta brasileiro a viajar para o espaço. Com sua história única, Marcos Pontes dá exemplo como a educação básica e as habilidades profissionais podem fazer a diferença. Ele é uma inspiração para muitas pessoas pelo mundo, afirmou o Diretor Geral da UNIDO, Kandeh K. Yumkella.
O Programa Embaixador da Boa Vontade de UNIDO seleciona pessoas destacadas para ajudar na implementação e suporte em três tema prioritários: redução da pobreza através de atividades produtivas; capacitação e comércio; energia e meio ambiente.
Olhando do espaço, a Terra é um planeta único e belo. Temos sete bilhões de pessoas tentando viver com alguma qualidade nesse belo lar azul. No entanto, não será possível se tentarmos fazer isso de forma egoísta. Precisamos nos unir e preparar a nova geração para ser cidadãos de apenas um mundo. A UNIDO pode ajudar nesse desafio e eu estou honrado em aceitar a nominação de Embaixador da Boa Vontade da UNIDO para cooperar por um futuro melhor na terra, afirmou o astronauta.
A Fundação World Skill produziu um vídeo (em inglês) sobre como educação básica e qualificação profissional podem fazer a diferença para as crianças ao redor do mundo. A Fundação escolheu Marcos Pontes como exemplo. Veja abaixo:
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”http://www.youtube.com/embed/FdkKUvuOQbI” frameborder=”0″ allowfullscreen></iframe>
Fonte: http://www.jcnet.com.br/