Em 28 de agosto de 1983, em São Bernardo do Campo, a Central Única dos Trabalhadores foi fundada. Nascida dos anseios das trabalhadoras e dos trabalhadores, a entidade cresceu e se consolidou a maior central da América Latina e uma das mais influentes do mundo.
Sempre ao lado da classe trabalhadora, a CUT teve papel fundamental na criação do SINDNAÇÕES, que nasceu dentro da CUT Brasília em 1997, e em 2012 ajudou na alteração estatutária para abrangência Nacional que a partir de 2016 o Ministério do Trabalho concedeu ao SINDNAÇÕES o Registro Sindical para abrangência Nacional, que antes era só no Distrito Federal, graças a CUT – Central Única dos Trabalhadores, hoje a categoria de trabalhadores em Embaixadas, Consulados e Organismos internacionais tem um Sindicato que o representem, que não temos conhecimento que exista outro Sindicato no mundo que representem categoria de trabalhadores em missões diplomáticas, a CUT segue sendo uma importante parceira nas mobilizações travadas em defesa dos trabalhadores de qualquer categoria.
“Em todos os enfrentamentos em defesa da nossa categoria, temos ao nosso lado a CUT, uma central combativa e de luta. Sem ela, a classe trabalhadora não teria as conquistas que tem hoje. Pensar em direitos, manutenção e ampliação de benefícios, melhores condições de trabalho e qualidade de vida, é pensar na CUT. É isso que ela faz.
A CUT nasceu em meio à ditadura militar e, ao longo dos anos, se consolidou como uma organização sindical de massa, representando cerca de 25 milhões de trabalhadoras e trabalhadores dos mais diversos segmentos em todo o Brasil.
Fundamentada em princípios de igualdade, autonomia e democracia, a Central é referência para milhares de trabalhadoras e trabalhadores, no Brasil, e inclusive, fora dele. Diversas são as parcerias internacionais firmadas em prol da classe trabalhadora.
Parabéns CUT pelos seus 41 anos de existência.
Att
Raimundo Luis de Oliveira
Presidente do SINDNAÇÕES