O Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Embaixadas, Consulados, Organismos Internacionais e Empregados que laboram para o Estado Estrangeiro ou para membros do corpo Diplomático Estrangeiro no Brasil. “SINDNAÇÕES” filiado à Central Única dos Trabalhadores “CUT”, a “CONTRACS/CUT” e FETRACOM/DF Vem manifestar o seu repudio em decorrência da nota emitida pelo Ministério de Relações Exteriores do Brasil dando o prazo de até o dia 2 de maio de 2020 para a retirada do corpo diplomático da embaixada e consulados da República Bolivariana da Venezuela no Brasil.
Em um momento em que o mundo atravessa uma situação de pandemia e crise na economia este ato descabido não afeta somente o embaixador e os diplomatas, mas também a todos os funcionários locais, brasileiros que são regidos pela CLT.
Por desempregados, estamos falando aqui de 50 funcionários entre agentes consulares, serviços gerais e motoristas. Todos de uma única vez, nesse momento tão difícil onde nenhuma empresa está realizando contratações
Vale lembrar que uma vez que a Embaixada e os consulados se fechem, será impossível aos cidadãos venezuelanos regularizar seus documentos ou obter representatividade no Brasil em qualquer situação de necessidade de acolhimento.
Estamos atentos a expressões e atitudes que envolvam a categoria e que venham prejudicar direta ou indiretamente os trabalhadores brasileiros. Não toleramos em nenhuma hipótese tais práticas.
(Brasília)-(DF), 04 de maio de 2020
SINDNAÇÕES