domingo, março 7, 2021
Home > Notícias > Polícia Federal Confirma Suspeita de Antraz na Embaixada de Israel

Polícia Federal Confirma Suspeita de Antraz na Embaixada de Israel

Nesta quinta-feira (26), a Polícia Federal confirmou a suspeita de uma contaminação por antraz em uma correspondência entregue à embaixada de Israel em Brasília. O antraz é um pó extremamente perigoso, que pode infectar uma ou mais pessoas, provocando diferentes formas de infecções e até mesmo a morte.

Na quarta-feira (25), a caixa suspeita foi identificada por seguranças da embaixada por volta das 13h. Segundo a polícia, o material chegou num pacote menor que uma caixa de sapatos. Assim que se levantou a suspeita a caixa passou por um aparelho de raio-X, no qual se confirmou a possibilidade de haver material contaminado dentro dela.

A Polícia Federal foi acionada e fechou por algum tempo a portaria da embaixada. Equipamentos especiais foram utilizados pela polícia para manusear o artefato, já que o material é bastante contaminante.

Na tarde desta quinta, o material foi encaminhado para um laboratório no Rio de Janeiro para análise. De acordo com a Polícia Federal, um laudo oficial ficará pronto em 30 dias.

Antraz

O antraz é uma bactéria encontrada na natureza e que foi isolada por cientistas. A substância com a aparência de um pó branco ficou conhecida em 2001, quando políticos e membros da imprensa receberam envelopes contaminados nos Estados Unidos.

Atualmente, o antraz é utilizado como arma em atentados terroristas contra alvos específicos, devido a sua fácil disseminação.

Os funcionários da embaixada voltaram a trabalhar normalmente depois que a portaria do local foi liberada pela polícia. Apenas os seguranças locais tiveram contato com a correspondência.

Na última semana, correspondências com a palavra antraz foram encontradas em consulados e embaixadas de Israel na Europa e nos EUA.

Na terça-feira (24), o consulado de Israel em Boston, EUA, também foi fechado por suspeita de contaminação por antraz. Os relatórios iniciais confirmaram a presença da substância infectante. Outras cinco missões diplomáticas do país nos EUA também sofreram o mesmo tipo de ameaça.

Os sintomas normalmente aparecem de cinco a seis dias após a contaminação e são bastante parecidos com os sintomas de uma gripe. As formas de infecção são: cutânea (pela pele), pulmonar (respiratória) e gastrointestinal (ingestão).

A infecção provocada pela contaminação respiratória é fatal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *